Com substituição de equipamentos por aparelhos mais eficientes, a redução total do consumo de energia chega a 196,44 MWh por ano.
Dois hospitais do Rio Grande do Sul que atendem através do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a reduzir o consumo de energia elétrica através de um projeto de eficientização executado pela 3e Soluções, que prevê uma economia anual avaliada em R$ 90 mil para o Poder Público. O retrofit de ares-condicionados e lâmpadas prevê a diminuição do consumo em 118,86 MWh/ano no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU-Furg), em Rio Grande, que também receberá um sistema de fonte incentivada; e em 77,58 MWh no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel).
O projeto incluiu a substituição de ares-condicionados tradicionais por aparelhos com selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e tecnologia Inverter, que evita picos de energia ao manter estável o compressor de regulação da temperatura, reduzindo gastos desnecessários; transição para luz LED em lâmpadas, que diminui o consumo de energia; e, na unidade de Rio Grande, a instalação de sistema com fonte incentivada.
No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, foram 105 lâmpadas e 12 ares-condicionados substituídos. Em Pelotas, 21 aparelhos de ar-condicionado foram substituídos por equipamentos mais eficientes. “É importante notar que toda a população do estado beneficiada pelos serviços dessas unidades, incluindo atenção primária, especialidades, atenção hospitalar e atenção domiciliar. Os serviços de eficientização energética permite que esses estabelecimentos reduzam os custos financeiros e destinem esses recursos para o atendimento dos pacientes”, explica a diretora de Obras e Serviços da 3e Soluções, Claudia Pinheiro.
A execução do projeto foi realizada pela 3e Soluções à serviço da Equatorial Energia, com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a conclusão do serviço, as equipes dos hospitais receberam um treinamento sobre o uso dos equipamentos instalados e medidas de consumo consciente de energia. Além disso, a 3e acompanha a destinação dos aparelhos substituídos, garantindo que ocorra a reutilização ou o descarte correto das peças.