3e Soluções entrega projeto de aplicação de sistemas termossolares em indústria de bebidas no Ministério de Minas e Energia

3e Soluções entrega projeto de aplicação de sistemas termossolares em indústria de bebidas no Ministério de Minas e Energia

Conduzida pela 3e Soluções, a iniciativa conseguiu reduzir em mais da metade o gasto energético em processos industriais inclusos na produção de cerveja.

A 3e Soluções realizou no dia 25 de setembro a entrega do projeto “Aplicação de sistemas termossolares em indústrias de bebidas” no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. A empresa foi representada no evento pelo diretor de Projetos Socioambientais, Odailton Arruda, que conduziu a aplicação da iniciativa junto às cervejarias beneficiadas.

A cerimônia contou com representantes da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), que destinou recursos para o projeto por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel); do MME; da Solis Solar, empresa parceira da 3e na execução do projeto; das associações brasileiras de Cerveja Artesanal (Abracerva) e de Energia Solar Térmica (Abrasol); além de empresas do ramo que receberam o projeto.

A solução busca eficientizar a produção de cervejas nas indústrias beneficiadas, reduzindo o uso de combustíveis fósseis e mitigando a emissão de carbono (CO²) e outros gases de efeito estufa. A 3e Soluções participou de todas as etapas do projeto, definindo os critérios de escolha das empresas beneficiadas e apresentação do edital até a seleção das indústrias e estudos para averiguar quais mudanças seriam necessárias para a instalação dos sistemas termossolares.

“Essa solução pode ser aplicada em qualquer indústria de bebidas. A escolha pelo setor foi feita pois, no processo industrial dela, é preciso aquecer a água. E percebemos que na maioria das cervejarias, são utilizados combustíveis fósseis, gás natural, e até óleo diesel, para aquecer a água e chegar à temperatura ideal”, explicou o diretor de Projetos Socioambientais da 3e Soluções.

Foram beneficiadas com o projeto as empresas “Tarantino”, em São Paulo, que utiliza Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); “Dumato”, em Mato Grosso, que utiliza combustível diesel; e “Turatti” e “Brewstone”, ambas são do Ceará e utilizam GLP. Em todas, a redução do gasto energético chegou a 55%, reduzindo em mais da metade o uso de combustível fóssil durante o processo de aquecimento da água.

De acordo com o gerente do Procel, George Soares, a perspectiva do setor é de que os benefícios gerados sejam replicados em outros processos industriais. “O que a gente espera com esse projeto, com essa divulgação, é contribuir para que a nossa indústria brasileira esteja mais eficiente em termos energéticos, seja mais competitiva, e esteja mais aliada com os desafios da transição energética”, destaca.

“É gratificante festejarmos um momento como esse, resultados de um projeto pioneiro, inovador e diferente aplicado em quatro indústrias de bebidas. É necessário ter olhar profundo sobre detalhes e desperdícios na indústria para os quais, hoje, a 3e tem soluções no mercado”, comemorou o diretor da 3e Soluções, Odailton Arruda.